Você não está sozinho

30 de setembro de 2019

Uma realidade aterrorizante

A cada 40 segundos uma pessoa tira sua vida pelo mundo, segundo estimativas. O suicídio está entre as vinte principais causas de morte, segundo o relatório Suicide in the world – Global Health Estimates. Esses são números aterrorizantes, que contam sobre histórias interrompidas.

Essas estatísticas não se limitam a classes sociais, posições ideológicas, convicções religiosas. Por isso, o trabalho de prevenção pode começar com o diálogo.

Além do setembro

Iniciativas como o setembro amarelo são importantes para trazer luz a esses números, mas é necessário levantar a pauta durante todo o ano. Como igreja, como jovens que transtornam o mundo, também podemos contribuir para mudar essa realidade.

De forma responsável, é necessário a busca de ajuda profissional, caso sinais de tristeza, angústia ou desvalia sejam notados. As Unidades Básicas de Saúde, os CAPS (Centros de Apoio Psicossocial) e o CVV (Centro de Valorização à Vida) oferecem atendimento 24 horas, pelo disque 188.

Você não está sozinho

Caso esteja passando por um momento difícil, não espere para discar esse número. E, lembre-se, mesmo que seus sentimentos digam o contrário, você não está sozinho! Há um refúgio constante em nossas vidas e talvez você tenha se perdido um pouco para encontrar o caminho a Ele, mas não tenha medo de pedir por ajuda.

“Na angústia invoquei ao Senhor, e clamei ao meu Deus” (Salmos 18:6).