Novembro azul, prevenção e diagnóstico precoce
Passamos da metade de novembro e precisamos refletir um pouco sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. O novembro azul é um movimento que acontece no mundo todo e abre o debate para esse tema.
No Brasil, segundo a Fundação do Câncer, esse mal é o segundo mais comum entre a população masculina: “Estima-se 68.220 mil novos casos da doença no país, em 2018. O risco estimado é de cerca de 66,12 novos casos para cada 100 mil homens”, segundo a Fundação.
Dados do A.C. Camargo Cancer Center (popularmente conhecido como Hospital do Câncer), apontam que o diagnostico precoce pode levar as chances de sucesso do tratamento a 90%. Por isso, exames periódicos são tão vitais, sendo indispensáveis para homens acima de 50 anos.
Jovens saudáveis
Mas o que os jovens têm a ver com esse assunto? Ainda de acordo A.C. Camargo Cancer Center, a prevenção do câncer é viver um estilo de vida saudável. Anos de alimentação balanceada e exercícios físicos contribuem com um futuro ativo e mais tranquilo, diminuindo assim os fatores de risco.
Já aos olhos da Bíblia, Paulo aconselha, em 1 Coríntios 6:20, “Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo”. O jovem vocacionado, que transtorna o mundo, necessita de preparo físico para glorifica-Lo, de saúde para servi-Lo.
Por isso, homens de todas as idades devem se cuidar não apenas em novembro, mas diariamente. Para um futuro saudável, servindo o reino, todos devem cuidar-se continuamente.