O primeiro dia do Vocare Camp foi marcado pelo desafio das decisões. Após uma abertura prévia com arte, a partir das 17h, ao ar livre no espaço central do Jovens da Verdade, em Arujá (SP), a plenária principal chamada de Upside Down, começou já à noite.
A programação contou com músicas cantadas pelo cantor Alvinho e banda. Em seguida, o tempo foi dedicado a dois testemunhos de missionários. O primeiro foi de Elza Tunara. Uma frase dela ecoou entre os participantes, mesmo depois da plenária Upside Down: “Na escuridão, não se esqueça do que Deus te falou na luz”. O outro testemunho foi dado por um missionário brasileiro, da agência Fronties, que mora atualmente no Norte da África (sua identidade não pode ser divulgada por trabalhar em um contexto perigoso aos cristãos). Ele admitiu ter medo de muitas coisas pequenas, como baratas, ratos etc. Mas sabe que o medo não pode paralisá-lo para seguir em frente com seu chamado. “O medo não vai me parar quando eu chegar mais perto de Cristo”. O missionário lembrou a história de Moisés que deixou o seu ambiente confortável no palácio do Egito para então cumprir o chamado de Deus para ele. O status de uma vida confortável traz consigo um temor de perceber que não temos o controle sobre nossas vidas, mas Deus nos chama para entregar nosso controle a Ele.
A reflexão mais longa da noite ficou por conta do missionário Ken Katayama, líder da agência Crossover, que contou um pouco da sua jornada vocacional, lembrando como uma viagem à Turquia, aos 22 anos de idade, que seria por poucos dias, se tornou um momento de decisão fundamental em sua vida. Hoje, ele lidera uma organização missionária internacional e já foi mais de 40 vezes à Turquia, auxiliando projetos cristãos entre países mulçumanos.
Ken leu o texto de 1 Coríntios 1.25-29, em que diz que não devemos nos vangloriar no que fazemos. “Quando olhamos para Deus, não nos vangloriamos de nós mesmos. Humildade bíblica é saber exatamente o que você é o que você não é”.
Para Ken, devemos perguntar a Deus qual a vontade dele para nossas vidas e então tomar as decisões certas. “As decisões de hoje impactarão a direção do amanhã”.
Ken terminou seu tempo de reflexão com um tempo de oração:
“Deus, se o centro da sua vontade é o melhor lugar do mundo, que eu possa estar no centro. Fala comigo! E quando você falar comigo, que minhas mãos estejam abertas para receber sua palavra. Amém!”.
Os artistas Marcelo Bittencourt e Anderson Góes pintaram seus quadros em tempo real, como expressão do que viram e ouviram no evento até aquele momento.
Após a programação na plenária, os participantes foram divididos em 21 pequenos grupos para conversar juntos sobre o que foi ensinado. Depois das 22h, os participantes aproveitaram o fim de noite para visitar estandes de parceiros, conhecer as oportunidades de serviço no Connect e tomar um bom café no VocCafé.