Vire o nordeste de cabeça para baixo!

23 de setembro de 2019

Vocare Experience reuniu 600 jovens nordestinos para impactar a região através da vocação

O primeiro Vocare Experience Nordeste foi realizado nos dias 14 a 16 de setembro em João Pessoa (PB), no Instituto Betel Brasileiro. Foram 3 dias em que os jovens nordestinos ouviram sobre vocação, missões e como podem engajar-se no Reino de Deus. Liderado pelo pastor Domires Reis, tivemos 40 voluntários entre as equipes regional e nacional em parceria com Rodrigo Gomes, coordenador nacional do Vocare.

Durante o evento tivemos Oficinas, o Upside Down, Testemunhos, Caminhadas de Oração, Pequenos Grupos e Vivência Missionária onde acontece simulação de desafios enfrentados no contexto sertanejo, da igreja perseguida e na universidade. Os participantes também conheceram o Connect, mural de oportunidades oferecidas por organizações missionárias de todo o país, filiadas a AMTB (Associação de Missões Transculturais Brasileira).

O Upside Down “de cabeça para baixo”, momento de ouvir os preletores e testemunhos ocorreu na Capela Betel durante os três dias. O primeiro preletor foi o pastor batista, Flávio Ramos, fundador e presidente da Missão Evangélica Árabe do Brasil (MEAB), falando sobre o chamado e vocação por meio do exemplo de Maria: “Maria havia entendido que a vocação dela era trazer Jesus à Terra, mas ela era discípula e a vocação do discípulo é levar Jesus para todas as nações”, afirmou.

Em outro momento no Upside Down, o pastor Paulo Feniman, da Igreja Presbiteriana Independente, diretor executivo da Missão Para o Interior da África (MIAF) e Presidente da AMTB, enfatizou em sua fala que: “a missão é um estilo de vida onde tudo que eu faço responde ao chamado de Deus”.

Estiveram presentes 14 agências missionárias com stands no VocVillage, espaço de convivência dos participantes entre eles mesmos e a oportunidade de conversar com as organizações missionárias. Foram elas: Pioneiros, Cru Campus, Project Management Institute Brasil (PMI), MIAF, Associação Missionária para Difusão do Evangelho (AMIDE), Visão Mundial, Betel Brasileiro, Missão Atos 29, Ultimato, Luz em Ação, Juvep, Amme Evangelizar, Associação de Músicos Batistas do Brasil (AMBB) e DOM.

Mediante contato com as organizações, os vocacionados puderam aproveitar o apoio de conselheiros no Hangout, estes, ficaram disponíveis durante toda a programação, para orar e direcionar os jovens nos próximos passos a serem dados na vida. O objetivo é consolidar o Vocare não apenas como um evento de promoção e orientação, mas como movimento comprometido em engajar e fortalecer os jovens na propagação do Evangelho em quantidade e, sobretudo, qualidade.

Dentre os jovens presentes no XPJP, conversamos com a Tatiane de Farias (27) e Rômulo (25) seu esposo. O casal nos contou como conheceram o movimento, e isso, foi no ConVocare, culto realizado no mês de agosto na Igreja Batista Nacional de João Pessoa. “Lá, no pré-evento explicaram pra gente o que seria o Vocare e foi algo muito fantástico. É um evento que mobiliza as pessoas a interagirem e estarem com o mesmo propósito”.

Para Marcos Baptista, 21, de Natal (RN), outro participante, o Vocare é como “um lembrete do chamado que já recebemos quando aceitamos ao Senhor em nossas vidas”, comentou. Segundo Marcos, o evento também “propõe ajudar a descobrir e desempenhar nosso papel nesse chamado”.

Carlos Rivera, diretor executivo da New Life Outreach Church de Chicago, Estados Unidos, encerrou o Upside Down domingo de manhã, contando seu testemunho pessoal, e, enfatizando a necessidade de o vocacionado direcionar seus esforços em um relacionamento pessoal com Deus: “Antes de mudar o mundo, nós precisamos mudar o nosso coração”.

A próxima edição do Vocare Nacional será somente em 2021, nos próximos meses e em 2020, teremos vários Vocare XP com o intuito de reunir novos vocacionados abrangendo as demais regiões do país.

Gemyma Medeiros é jornalista e voluntária da Comunicação do Movimento Vocare

Revisão: Carla Ribeiro é jornalista e voluntária da Comunicação do Movimento Vocare